Mário Meira e Sônia Bressan Vieira são homenageados com a “Comenda Sepé Tiaraju”

  • Entrega da honraria ocorreu na última terça-feira (7), no Salão Nobre da Prefeitura de São Luiz Gonzaga

    Assunto: Secretaria de Turismo e Cultura   |   Publicado em: 09/02/2023 às 16:19   |   Imprimir

Após ser adiada em 2022, devido a pandemia de COVID-19, a solenidade de entrega da “Comenda Sepé Tiaraju” ocorreu na última terça-feira, 7 de fevereiro. Nesse ano, os homenageados foram o ex-prefeito, empresário e músico, Mário Meira e a professora e doutora em História, Sônia Bressan Vieira, a qual foi representada na solenidade pela irmã, Denise Bressan. Realizada no Salão Nobre da Prefeitura de São Luiz Gonzaga (Paço Municipal Sepé Tiaraju), a solenidade foi marcada por muita emoção e contou com a participação de autoridades civis e militares, familiares e amigos dos homenageados.   

Na ocasião, o ex-prefeito Mário Meira agradeceu a honraria. “Quando chegamos aqui, nos anos 70, eu e minha família fomos muito bem acolhidos pela comunidade são-luizense. Chega uma hora que temos que retribuir, fazer algo pela comunidade que te acolheu, te ajudou. Atuei na prefeitura, na Mostra da Arte Missioneira, no Canto dos Sete Povos, na diretoria do Clube Harmonia, em várias diretorias de entidades e em muitos grupos, participando intensivamente e contribuindo para que o município e seus eventos, instituições e entidades fossem mais fortes do que elas já são”.

Denise Bressan, irmã da homenageada Sônia Bressan, também agradeceu a homenagem. “A pedido da Sônia, recebi essa comenda em nome dela, que por razões de doença na família, não pode estar presente. Não é somente coisa de irmã, mas tenho uma grande admiração por ela, pelo trabalho que realiza pela nossa São Luiz Gonzaga. São 55 anos dedicados ao Magistério e entrelaçado a ele, um trabalho voltado à comunidade. Acredito que esse reconhecimento veio em função dessa doação, desse trabalho maravilhoso, desse pensar São Luiz, que a Sônia sempre exerceu. Sou testemunha do quanto ela estava feliz e orgulhosa de saber que recebeu essa homenagem, agradecendo o reconhecimento da comunidade”.

O encerramento da solenidade contou com uma bela apresentação dos músicos Jardas Nadal e Árlen Souza, a qual emocionou os presentes no ato de entrega da honraria.  

 

COMENDA SEPÉ TIARAJU – A Comenda Sepé Tiaraju foi instituída em 2004, na gestão do ex-prefeito Jauri Gomes de Oliveira e reativada em 2018, na primeira gestão do prefeito Sidney Brondani. A comenda busca manter viva a memória do herói missioneiro Sepé Tiaraju – morto em batalha no dia 7 de fevereiro de 1756 – e homenagear cidadãos que realizam um trabalho em prol do município. A homenagem é entregue anualmente pela Prefeitura de São Luiz Gonzaga, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura, e pelo Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), sendo confeccionada e patrocinada pelo escultor são-luizense, Vinícius Ribeiro.    

 

Larissa Dorneles / Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga

Fotos: Kelvin Morais / Rádio São Luiz